TCE e MPC reconhecem transparência de prefeituras

Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

Os três municípios amazonenses mais bem colocados no Ranking de Transparência do Ministério Público de Contas (MPC) foram reconhecidos, na última quarta-feira (19), durante o 18º Congresso de Gente e Gestão, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seção Amazonas (ABRH), pelo MPC e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O prefeito de Manaus, Arthur Neto, o prefeito de Apuí, Antônio Roque, e o vice-prefeito de Rio Preto da Eva, José Dantas, receberam os certificados, respectivamente, pelo 1º, 2º e 3º lugares.

A premiação aconteceu logo após a palestra da procuradora de Contas Evelyn Freire de Carvalho que falou aos presentes sobre “Compliance e Inteligência Artificial no Serviço Público”, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O procurador-geral João Barroso entregou a premiação, que teve incentivo da conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos.

Ao receber a certificação, o prefeito Arthur Neto disse que o reconhecimento era “resultado de um trabalho de seis anos, em favor da responsabilidade fiscal, da austeridade administrativa, do enfrentamento ao desperdício, em favor de se priorizar os investimentos. Receber essa homenagem, da Corte de Contas, pela austeridade ao gerir e pela transparência ao divulgar o que faz com o recurso público, é uma honra muito especial”.

Raio-X para sociedade

Disponibilizado à sociedade pelo Ministério Público junto ao TCE no último dia 15 de maio, o Ranking da Transparência (www.mpc.tce.gov.br) apresenta um raio-x de como o município trata a questão da transparência, indicando a posição que cada uma ocupa, de acordo com dados coletados por meio dos respectivos portais de Transparência.

O ranking — dividido em microrregiões — possibilita aos órgãos de controle e à sociedade observarem as melhorias e os progressos alcançados, assim como as deficiências mantidas ou agravadas por cada município.

TCE e MPC montam estandes em evento

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e o Ministério Público de Contas (MPC) montaram um estande no 18º Congresso de Gente e Gestão para apresentar aos congressistas o trabalho realizado pelos dois órgãos com a gestão de pessoas. Com o tema “Conectando Inteligências: Compartilhar – Conectar – Inovar”, o evento teve como objetivo promover a discussão sobre a gestão de recursos humanos frente às inovações tecnológicas.

Integrante da 18ª Feira de Exposição de Produtos e Serviços, o estande do TCE e do MPC apresentou aos participantes do evento a missão, visão e valores dos dois órgãos públicos, bem como o funcionamento da gestão de recursos humanos, benefícios dos servidores e trabalhos sociais promovidos por ambos. Além de servidores do MPC, estavam presentes a Divisão de Assistência Social (Dias), a Divisão de Saúde (Disa)  e o Departamento de Gestão de pessoas (Degesp) do Tribunal. O coordenador do programa Amigos da Cultura do TCE, Adroaldo Cauduro, também esteve presente apresentando o programa cultural.

Os visitantes da exposição puderam conhecer sobre o setor médico e odontológico do TCE, disponível para servidores e seus dependentes, colaboradores e estagiários, além do programa Jovens Aprendizes, do acompanhamento aos estagiários e das ações sociais do Tribunal, como a doação de sangue em parceria com o Hemoam.

Com a proposta de refletir sobre o atual modelo de gestão de pessoas das instituições, formas de relacionamento e a influência das novas tecnologias, o congresso foi realizado pela ABRH-AM no Centro de Convenções Vasco Vasquez, com palestras, painéis, exposição e outorga de prêmios.

Além do TCE, a Feira de Exposição conta com a participação de mais de 50 instituições de segmentos diversos, como alimentação, higiene e limpeza, educação e treinamento, saúde e bem-estar, comunicação e marketing, entre outros.

Texto: Semcom e Deborah Oliveira

 

 

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi