Websimpósio: a transmissão inédita e com um olhar para o futuro realizada pelo TCE

Na manhã desta sexta-feira (5), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), realizou o 1º Websimpósio da história da Corte de Contas em quase 70 anos de existência. 

Com o tema “Desafios da Sustentabilidade Pós-Pandemia: Reflexos na Agenda Global dos ODS”, o evento foi transmitido de forma totalmente virtual e contou com o desafio de realizar a tradução simultânea em três idiomas – espanhol, inglês e português – e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 
 
O trabalho conjunto da presidência do TCE, com a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Corte de Contas, com o apoio da empresa Studio On Produções, que presta serviços ao Tribunal, foi fundamental para a realização  que teve um alcance de cinco mil pessoas, que assistiram as transmissões por meio de quatro canais do Youtube, Facebook e Instagram.
 
“O Websimpósio ambiental foi um sonho da gestão apresentado pelo conselheiro-presidente Mario Mello e o conselheiro Júlio Pinheiro. Recebemos com entusiasmo o desafio de viabilizar tecnologicamente esse evento, conectando participantes em diversos lugares do planeta e viabilizando a transmissão em diferentes idiomas. Foram horas de trabalho nesse projeto, que deu muito certo”, disse o secretário da Setin, Allan Bezerra.
 
Há sete anos prestando serviço ao TCE-AM, o diretor da produtora Studio On Produções, Diego Braga, destacou o desafio de realizar o Websimpósio durante a pandemia, para garantir a qualidade dos eventos do TCE em ambiente virtual. 
 
“O maior desafio desse Websimpósio foi a questão da tradução simultânea e gerar várias transmissões em línguas diferentes. Foi uma coisa inovadora, algo que não existia um protocolo para que a gente pudesse espelhar. Desenvolvemos toda uma base para que funcionasse. Foi um trabalho único, para tornar esse evento, realmente, uma transmissão inesquecível e um rompimento para as fronteiras do Tribunal de Contas. Afinal, a internet tem sido o veículo de informação principal nesse momento de pandemia”, disse Diego Braga.
 
Aproximadamente 5 mil pessoas estiveram conectadas simultaneamente nas plataformas digitais – Facebook e canais do YouTube e Instagram – do TCE-AM para prestigiar o Websimpósio. Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo foram os Estados que registraram as maiores audiências do primeiro evento virtual realizado pelo Tribunal durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. 
 
“É um marco na história do Tribunal, em quase 70 anos. É a tendência de acessibilidade, porque  esse virtual, na proporção que foi, vai provocar uma mudança na estratégia na realização de eventos e até mesmo uma economia aos cofres públicos. Mostra que o Tribunal, sob a presidência do conselheiro Mario de Mello, é um órgão público que consegue se adaptar às adversidades, provocadas pela Covid-19, acompanhando a modernidade e se aperfeiçoando cada vez mais”, afirmou o diretor de Comunicação do TCE-AM, Elvis Chaves, ao revelar que foram criados quatro canais somente no Youtube para a transmissão simultânea.
 
Discussões
 
O Websimpósio é mais uma demonstração dos esforços que o Tribunal de Contas do Amazonas tem realizado para o desenvolvimento de suas atividades em tempos de isolamento social. 
 
“Desde que começou a pandemia, o TCE não parou, os servidores estão todos trabalhando remotamente, as sessões são feitas on-line, o Tribunal tem realizado todas as suas atividades, apesar do isolamento social provocado pelo novo coronavírus”, disse Elvis Chaves.
 
O evento contou com a presença de palestrantes internacionais como a americana Colleen Scanlan Lyons, diretora de projeto da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas; o professor do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, doutor Gildo Espada; a juíza-conselheira do Tribunal de Contas de Portugal, Helena Abreu Lopes; e o francês Tassilo Von Droste, consultor técnico sênior da Deutsche Gesellschaftfuer Internationale.
 
Autoridades nacionais como Antônio Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Cleinaldo Costa, reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Elton Leme, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Fábio Feldmann, advogado ambientalista; Jorge Ulisses Jacoby, consultor jurídico e conferencista; doutor José Galizia Tundisi, professor da Universidade de São Paulo (USP); Juarez Freitas, professor da Universidade do Rio Grande do Sul; e o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, também, palestraram no evento.
 
Texto: Giovana Airon

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi