Servidores fazem treinamento sobre o funcionamento do Deinf e linguagem Python

Servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, nesta segunda-feira (17), de um treinamento interno voltado ao Departamento de Informação Estratégicas (Deinf) da Corte de Contas e a linguagem Python. O treinamento ocorreu na sala de informática da Escola de Contas Públicas (ECP).

O treinamento foi promovido pelo Deinf com objetivo de otimizar o trabalho de elaboração de trilha de auditoria, por meio dos fundamentos de Python para análise de dados, conforme explicou o chefe do Deinf, Milton Bittencourt filho.

“Inicialmente pesamos em um treinamento interno sobre o setor e a linguagem Python. Essa linguagem vai otimizar nossos trabalhos de elaboração de trilhas de auditoria. São caminhos, atalhos e sugestões de auditoria para outros setores”, disse.

Com a missão principal de fornecer ao controle externo e a outros setores que fazem auditoria informações inteligentes de auditoria, o Deinf, em um primeiro momento, proporcionou aos servidores o conhecimento sobre levantamento a partir de base de dados e informações estratégicas captadas de órgãos e jurisdicionados. Essas informações serão transformadas em sugestões de trilhas de auditoria.

Linguagem Python

Na ocasião, foi apresentado aos presentes os fundamentos do uso do Python para a análise de dados. Segundo a auditora técnica de controle externo de tecnologia de informação do TCE-AM, Sheyla Nobrega, o Python visa levar conhecimento para manipulação de grande volume de dados.

“A ideia é passar os fundamentos do uso do Python para análise de dados, com isso, eles vão aprender a fazer carga de dados de grande volume, manipular dados e cruzar dados de vários tipos”, explicou a servidora Sheyla Nobrega.

Texto: Dionisson Garcia    Edição: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi