Tribunal de Contas lança 1º aplicativo institucional

Para aproximar a população da Corte de Contas amazonense, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) lançou nesta terça-feira (26), durante a 40ª sessão ordinária, o 1º aplicativo institucional do TCE-AM, que já pode ser baixado na versão IOS e Android.

Com o app, o TCE passa a “palma da mão” de qualquer cidadão, que poderá acessar as informações do Tribunal em tempo real. Idealizado pela presidente do Tribunal, conselheira Yara Lins dos Santos, O aplicativo foi integralmente desenvolvido por técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) da Corte de Contas.

“Dotamos o Tribunal do que há de mais moderno atualmente para garantir a transparência, o correto acesso ao cidadão e mais eficiência na fiscalização dos recursos. Com o aplicativo, aproximamos ainda mais a população de nossas ações já que agora, qualquer cidadão com smartphone poderá acompanhar nossas atividades e entrar em contato com o TCE”, afirmou a presidente da Corte de Contas, Yara Lins dos Santos.

TCE na palma da mão – De acordo com o diretor da Ditin, Allan Bezerra, o projeto de desenvolvimento do aplicativo seguiu a metodologia e os procedimentos mais modernos de engenharia de software, permitindo a entrega do app dentro dos padrões internacionais de projetos de software e segurança.

O responsável pelo projeto técnico do aplicativo, servidor Diego de Freitas Nascimento, explicou que nesta primeira versão o app traz funcionalidades a partir das principais demandas de informações ao TCE-AM.

No aplicativo, o cidadão terá acesso a notícias, videos das sessões e pautas, publicações do DOE e algumas informações institucionais. Posteriormente, novas funções serão adicionadas ao APP.

“A ideia é evolutiva. Nessa primeira versão lançamos algumas funcionalidades relevantes para não deixar o aplicativo carregado e, em versões futuras, vamos aprimorar as funcionalidades e, até mesmo acrescentar novas sempre com o objetivo de aproximar a sociedade do Tribunal”, explicou o servidor Diego de Freitas Nascimento.

O responsável técnico da versão Android, Helder Vinicius Silva de Sousa, afirmou que todas as funcionalidades estão disponíveis em todas as plataformas disponíveis. “Foi feito um alinhamento do que seria lançado na primeira versão do aplicativo pra poder ser desenvolvido exatamente as mesmas funcionalidades independente do sistema operacional (Android ou iOS). Com a versão Android  todo o público-alvo poderá ter acesso às informações disponibilizadas no app”, explicou.

O aplicativo já pode ser encontrado nas lojas da Apple e Android por meio da busca pelo termo “TCE AM”.

“Sou Eco” – O APP TCE-AM é o segundo aplicativo lançado pelo Tribunal de Contas do Amazonas este ano. Em outubro passado, durante o 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas o Tribunal lançou o “Sou Eco”, que possibilita aos cidadãos o encaminhamentos denúncias de crimes ambientais ou sobre a má prestação de serviços públicos diretamente ao Tribunal com fotos e possibilidade de georreferenciamento.

Aplicativo publicado na Loja de Aplicativos da Apple:

https://apps.apple.com/br/app/tce-am/id1488474847

Aplicativo publicado na Loja de Aplicativos do Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=tce.am.gov.app_tce_am

Texto: Camila Carvalho

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi