Estandes apresentam ações ambientais de órgãos e instituições governamentais

Distribuição de mudas de árvores, lançamento de trabalhos científicos, apresentação de projetos e de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e programas ambientais.

Estas foram algumas das ações promovidas nos estandes dos 16 órgãos públicos federais, estaduais, municipais e de entidades da sociedade civil, que participam do II Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Um dos estandes mais visitados, o da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa do Amazonas (CAAMA/Aleam), distribuiu aos visitantes, 100 mudas de espécies nativas da Amazônia como Mogno, Jatobá e Ipê. A preservação da floresta também foi destaque no espaço do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, onde o público pode conhecer as principais espécies em extinção na fauna local e como prevenir e denunciar queimadas.

Dentre as instituições de ensino e pesquisa, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou no simpósio, os lançamentos das publicações ‘Terceira Margem Amazônia’ e ‘Relatório de Ações das Auditorias Ambientais’, ambas com informações e dados sobre as atividades realizadas por especialistas da entidade, com o Departamento de Auditoria Ambiental (Deamb), da Corte de Contas amazonense.

Por sua vez, a Universidade do Estado do Amazonas promoveu a apresentação de duas revistas acadêmicas votadas para o meio ambiente e ainda realizou apresentações sobre a gestão de resíduos sólidos na Engenharia Naval e Química.

Além do Tribunal de Contas do Amazonas e das instituições citadas, também participaram da exposição ambiental do II Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Lixo Zero, a Associação Amazonense de Municípios, Ministério Público de Contas (MPC), as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e de Limpeza Pública (Semulsp), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Associações dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Fotos: www.flickr.com/tce-am

Texto: Marcelo Brasil

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi