Debate no Simpósio do TCE defende uma nova geografia da Amazônia respeitando os seus povos originários

No último painel de debates desta sexta-feira (18), “Mesa Redonda: Áreas Protegidas”, do II Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o ex-senador e ex-diretor da Fundação Nacional dos Índio (Funai), João Pedro, apresentou a necessidade de reconhecer que a Amazônia é internacional para preservação e uso sustentável dos recursos da floresta.

“Precisamos ter essa dimensão internacional da Amazônia e criar um grande movimento institucional, dentro e fora do país, de respeito à Pan-Amazônia que congrega vários países. Precisamos romper esse conceito antigo de fronteiras e criar uma nova geografia da Amazônia de uso racional, sustentável e de respeito aos povos originários”, afirmou.

Economia limpa

Outro que defendeu o uso sustentável da floresta foi o secretário estadual de Meio Ambiente do Governo do Amazonas, Eduardo Taveira, que disse ser “preciso cuidar das pessoas que cuidam das florestas”.

“Temos que pensar o nosso Distrito Industrial como propulsor do desenvolvimento limpo e sustentável da nossa região. A floresta em pé não é reflexo de atraso, pelo contrário, é a grande oportunidade de garantir o futuro das próximas gerações. Temos que manter esse patrimônio em pé mas com geração de emprego e renda”, afirmou Taveira.

Atlas

Foi anunciado pela Diretoria de Auditoria Ambiental do TCE-AM a realização de auditoria em todas as unidades de conservação baseadas na Amazônia brasileira. O relatório deve apresentar os processos de controle e preservação entre o período de 2013 a 2019 e conta com o trabalho de técnicos de todos os tribunais de contas dos estados onde a Amazônia está presente.

Fotos: www.flickr.com/tce-am

Texto: Kleiton Renzo

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi