Com 1.600 inscritos, TCE abre mais 200 vagas para Simpósio de Meio Ambiente

A coordenação do 2º Simpósio sobre Gestão Ambiental e Controlede Contas Públicas (Sigam), que acontece em Manaus nos dias 17, 18 e 19 de outubro, abriu mais 200 vagas para os interessados em participar do evento, que reunirá no Centro de Convenções Vasco Vasques dezenas de autoridades da área ambiental do Brasil e do Exterior para debater sobre o tema sobre o Papel dos Tribunais de Contas.

Até esta terça-feira (08/10), 1.600 pessoas haviam feito a inscrição por meio do site da Escola de Contas Públicas (https://moodle.tce.am.gov.br/) e, por causa da grande demanda, os conselheiros Yara Lins dos Santos e Mario de Mello determinaram o aumento de mais de 200 vagas.  

O Simpósio irá reunir centenas de personalidades nacionais e internacionais na área, como o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior já confirmaram presença.

O público alvo do Sigam são para pesquisadores, professores, representantes da sociedade civil e estudantes de graduação e de pós-graduação, além dos conselheiros, auditores, analistas dos TCEs e Tribunais de Contas dos municípios e auditores do TCU.

De acordo com o coordenador científico-pedagógico do Simpósio, conselheiro Júlio Pinheiro, o evento discutirá, ainda, o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros a partir de um viés preventivo levando-se em conta o controle da gestão pública realizado pelos Tribunais de Contas do país.

No evento, estão previstas a realização de oito painéis nos três dias, cada um com duração média de duas horas e 25 minutos e com três painelistas. As mesas serão coordenadas por membros dos TCEs e convidados com a participação efetiva dos participantes com perguntas. Vale ressaltar que o evento garante 20 horas complementares.

Ministros e representantes internacionais no evento

No Sigam estarão presentes os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux e Mauro Campbell; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro Filho, e os ministros do TCU Augusto Sherman e Benjamin Zymler.

Entre os participantes internacionais, além de Thomas Lovejoy, estarão o juiz-conselheiro do Tribunal de Contas de Moçambique, Januário Guibunda; o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, conselheiro Vítor Manuel da Silva Caldeira; o auditor do Tribunal de Contas Europeu, Ernesto Roessing Neto; a gerente responsável pelo Organização Africana das Instituições Supremas de Controle de Camarões, Valentine Onya; e o vice-diretor de Agricultura, Recursos e Divisão de Auditoria Ambiental do Escritório de Auditoria de Pequim, Lin Jinjung.

Mais informações por meio do site do Simpósio (https://sigam.tce.am.gov.br/) ou no portal do TCE (www.tce.am.gov.br).

Texto: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi