Simpósio Internacional de Gestão Ambiental do TCE-AM terá exposição sobre destinação do lixo

Ouça o podcast:

 

Para promover uma reflexão a poluição do meio ambiente e a responsabilidade da sociedade para preservação do bioma amazônico, o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Contas Públicas terá uma exposição sobre a destinação do lixo. O evento irá reunir no Amazonas personalidades nacionais e internacionais envolvidas com o meio ambiente.

Intitulada de “Lixo nosso de cada dia: o que você faz com ele”, a exposição abrirá a programação do Simpósio no dia 17 de outubro, e seguirá até o dia 19, último dia de ações do evento realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques.

A exposição foi uma iniciativa da presidente do Tribunal, conselheira Yara Lins dos Santos, e do coordenador de ações ambientas da Corte de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro.

“Precisamos mais do que falar sobre a destinação correta do lixo, promover uma reflexão a respeito deste tema que assola todos os Estados e, especialmente, os municípios do Amazonas. Promoveremos essa reflexão durante o Simpósio, mas a gestão ambiental correta é uma preocupação contínua da Corte de Contas”, disse a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins.

Para o coordenador de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, a exposição retrata, ainda, o trabalho realizado durante as auditorias ambientais da Corte de Contas.

Reflexão – De acordo com a curadora da exposição, a museóloga Vera Lúcia Ferreira de Souza, a “Lixo nosso de cada dia: o que você faz com ele” promove um diálogo com os visitantes para gerar uma reflexão sobre a realidade.

“A exposição é um instrumento de comunicação como qualquer outro porque ela comunica em 3D e tem um apelo de comunicação muito maior por conta disso. É uma exposição que instrui, diverte e tem um apelo visual muito grande. As pessoas normalmente acham que o problema do lixo se encerra quando colocamos nosso lixo em um saco plástico e o depositamos na lixeira, mas isto é o início de um grande processo”, disse.

Segundo ela, a exposição é dividida em cinco grandes temas. “Na abertura falamos sobre a história do lixo, falamos sobre educação ambiental e depois sobre a geração do lixo passando desde a coleta seletiva até a destinação final do lixo abordando os diversos problemas locais e, até mesmo, mundiais. A exposição encerra com a seção que trata da reciclagem onde divulgamos os vídeos educativos”, explicou a curadora, Vera Lúcia Ferreira de Souza.

Texto: Camila Carvalho| Foto: Álefe Penha

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi