TCE e Semed discutem implantação de Ouvidorias nas escolas

Ouça o podcast:

 

Durante a programação do Curso de Ouvidores, no âmbito do 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o diretor da Ouvidoria da Corte de Contas, Harleson Arueira, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) discutiram a implantação de um projeto-piloto de ouvidoria nas escolas da capital amazonense.

Fazem parte do projeto-piloto as iniciativas “Aluno-ouvidor” e o “Pequeno ouvidor” com objetivo de dar voz aos estudantes para que eles possam medir sua satisfação com o ensino e estrutura oferecidos.

O assunto foi tratado na última quarta-feira (21) e envolveria alunos desde os anos iniciais: o “Pequeno ouvidor” trabalharia com alunos do ensino fundamental e o “Aluno-ouvidor” envolveria alunos do 6º ao 9º ano. As Ouvidorias da Semed passariam a funcionar como parte dos grêmios estudantis, que atuam como uma entidade representativa na gestão democrática na escola.

“A ouvidoria na educação é fundamental, porque ela é o canal de comunicação, a casa do cidadão, ouvindo diretamente do aluno. Percebendo suas necessidades, pode-se construir um projeto de futuro com mais efetividade. A ideia do projeto é buscar ouvir o aluno e saber o seu nível de satisfação com o atendimento escolar que está sendo prestado”, disse o diretor da Ouvidoria do TCE-AM, Harleson Arueira.

Para a chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Jussara Marques, o TCE vem com a bagagem de orientação para somar com todo projeto dentro da escola no grêmio estudantil.

“Nós vamos unir essas ações para otimizar os espaços do grêmio estudantil com esse projeto do TCE. Em cima dessa apresentação, vamos criar um plano de ação para iniciarmos em algumas escolas das Divisões Distritais Zonais da Semed para que possamos dar mais voz aos alunos, reforçando a colaboração deles com a gestão escolar”, disse a gestora escolar.

Segundo a Semed, serão realizadas novas reuniões para ajustes finais dos projetos e uma unidade educacional do município será escolhida para o projeto-piloto.

Texto: Decom | Assessoria da Semed | Fotos: Álefe Penha

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi