TCE-AM inicia Curso de Formação de Ouvidores

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) e a Rede Estadual de Ouvidorias do Amazonas, iniciou na manhã desta terça-feira (20) o Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores, no auditório do Tribunal. O curso, que tem como público-alvo ouvidorias de órgãos públicos, garantirá aos participantes uma certificação para atuarem como ouvidores durante 5 anos.

Durante a abertura do curso, o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, agradeceu a presença dos mais de cem inscritos e ressaltou a importância da qualificação das ouvidorias. “Ouvidoria não é algo simples, requer dedicação, especialização no trato com o usuário de serviços. Cada vez mais será exigido um profissional qualificado para atuar nessa área, para dar um atendimento adequado às demandas, principalmente no serviço público”, destacou o conselheiro, ao ressaltar sobre o apoio da conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, para o evento.

O primeiro módulo do curso foi ministrado pela instrutora Fabiana Pacífico Seabra, coordenadora da Rede de Ouvidorias do Amazonas. A instrutora explicou os fundamentos e princípios da Ouvidoria no Brasil, além da importância das ouvidorias como instrumentos de gestão pública.

Segundo o diretor da Ouvidoria do TCE-AM, Harleson Arueira, o curso terá um total de 32 horas de carga horária, contando com a participação do curso, de 8h às 17h nos dias 20 e 21 de agosto, e de oficinas e painéis durante o 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias, de 9h às 17h nos dias 22 e 23. Para ter a certificação, os cursistas devem cumprir ao menos 70% da carga horária e realizar uma avaliação ao final da formação.

Além do curso, o 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias promoverá, entre os dias 22 e 23 deste mês, painéis, oficinas e palestras sobre o acesso à informação, tratamento de denúncias, a defesa do usuário, mediação de conflitos e assédio moral.

Texto: Deborah Oliveira| Edição:Elvis Chaves| Foto: Nataly David

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi