Ouvidoria do TCE já recebeu mais de 800 manifestações em 18 meses

Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

De janeiro de 2018 a julho de 2019, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebeu 822 manifestações de cidadãos com denúncias de irregularidades, críticas e sugestões, solicitações de informações e consultas sobre questões relacionadas à Administração Pública.

Das 822 manifestações, 613 foram enviadas por meio eletrônico sendo 302 pelo site da Ouvidoria, 190 por e-mail e 121 pelo número de WhatsApp disponibilizado pelo Tribunal de Contas.

O balanço das ações da Ouvidoria foi divulgado pelo ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, durante a sessão do Pleno da Corte de Contas, realizada nesta terça-feira (13/08).

“Percebemos que o mundo mudou, sobretudo na comunicação entre a sociedade e a Administração Pública, e temos que nos adaptar a isto. Das 822 manifestações, 328 foram manifestações abertas nas quais o cidadão se identificou e 172 foram anônimas. Neste último caso, adotamos procedimentos preliminares de apuração antes de instaurarmos qualquer processo de investigação”, disse o conselheiro.

Ele agradeceu o apoio recebido pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, e ressaltou que a iniciativa do 1ª Simpósio Nacional de Ouvidorias foi do vice-presidente do Tribunal, conselheiro Mário de Mello.  “Gostaria de agradecer a presidente do TCE porque todo apoio pedido têm sido dado. Realizaremos nos dias 22 e 23 deste mês o 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias e quero ressaltar que a 1ª edição do evento foi uma iniciativa do conselheiro Mário de Mello, ouvidor-geral do Tribunal à época”, disse Érico Desterro.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos parabenizou o trabalho realizado pela Ouvidoria da Corte de Contas e ressaltou os benefícios para a sociedade quando se tem uma Ouvidoria forte e participativa.

“Parabéns conselheiro Érico e toda a sua equipe. Nossa Ouvidoria tem estado cada vez mais próxima da população. Quem ganha com isso é o Tribunal e toda sociedade”, disse a conselheira Yara Lins dos Santos.

Rodas de cidadania – O ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, informou, ainda, os resultados positivos do Rodas de Cidadania que tem como objetivo levar a Ouvidoria da Corte de Contas para os municípios do interior do Estado com a realização de audiências públicas para ouvir as demandas da comunidade.

O projeto já foi realizado em Parintins, Benjamin Constant, Itacoatiara, Manacapuru, Careiro, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Tabatinga, Novo Airão e Tefé.

Texto: Camila Carvalho|Foto: Nataly David | Edição: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi