Escola de Contas conclui primeiro módulo do Profac de 2019

Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) concluiu nesta sexta-feira (9) o primeiro módulo do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac) do ano de 2019.

A Roda de Cidadania, atividade realizada em parceria com a Ouvidoria do TCE, encerrou o módulo com a presença do ouvidor-geral do Tribunal de Contas, conselheiro Érico Desterro, e autoridades do governo do Estado e de prefeituras do interior do Amazonas.

O conselheiro Érico Desterro ressaltou a importância do Profac para a sociedade civil organizada e o incentivo ao controle social.

“Não há maior interessado no bom funcionamento da administração pública do que a sociedade, mas é preciso uma formação mínima para que esse controle seja efetivo, essa é a importância do Profac”, disse o conselheiro.

A primeira parte do curso, que conta com 210 inscritos neste ano, abordou os temas “Noções Gerais de Administração Pública” e “Mecanismos de Controle das Ações Governamentais”.

Com o fim do módulo, os cursistas realizam a Roda de Cidadania – um debate com representantes do poder público com a finalidade de expor demandas da sociedade e discutir a transparência nos atos dos órgãos públicos.

Além do ouvidor do TCE, estiveram presentes o diretor da Ouvidoria do Tribunal, Harleson Arueira; o subcontrolador-geral da Ouvidoria Geral do Estado, Rogério de Sá Nogueira; o chefe da Central de Ouvidoria do Amazonas, Miguel Brandt; a chefe do Departamento de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Maria da Conceição Guerreiro da Silva; a Corregedora da Sefaz, Elane Belota; o representante da Controladoria-Geral da União, Waldemar Farias; a representante da Ouvidoria do município de Manaus, Jaqueline Menta; e o prefeito de Maués e presidente das Associação Amazonense de Municípios (AAM), Carlos Alberto de Oliveira Júnior.

O segundo módulo do Programa ocorrerá nos dias 9 a 12 de setembro. O Profac possui duração de três meses, com uma semana de formação em cada mês, totalizando 192 horas do curso.

Texto: Deborah Oliveira | Fotos: Socorro Lins e Nataly David

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi