Participação de estudantes em Simpósio Internacional do TCE-AM garantirá horas complementares

Estudantes que participarem das discussões e palestras durante o Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, promovido em outubro pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), terão direito a horas complementares nas unidades educacionais as quais são vinculados.

As horas complementares serão fornecidas aos estudantes que se inscreverem no evento e participarem da programação, de acordo com os critérios estabelecidos em cada instituição de Ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Simpósio (sigam.tce.am.gov.br), pelo Portal do TCE (www.tce.am.gov.br) ou pelo Portal da Escola de Contas Públicas (ecp.tce.am.gov.br).

No caso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por exemplo, os acadêmicos devem fazer um relatório das atividades do Simpósio e apresentar aos professores de cada disciplina relacionada ao evento. Os acadêmicos da UEA terão direito a 20 horas complementares

O Simpósio será realizado no período de 17 a 19 de outubro deste ano, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, e contará com a participação direta de mais de 15 universidades públicas e particulares do Amazonas, além de instituições de ensino superior do exterior.

Alunos de cursos relacionados ao tema de legislação e controle ambiental, como Direito, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental, farão exposição de trabalhos acadêmicos.

Programação

O Simpósio discutirá o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros, além da implementação da variável ambiental em auditorias do controle externo e a troca de experiências entre as Cortes de Contas e as instituições internacionais.

As discussões girarão em torno de sete eixos: estratégias de redução do desmatamento; política nacional de recursos hídricos; controle e gestão ambiental; áreas protegidas; mudanças climáticas; ética, globalização e controle; e controle e conservação ambiental.

As discussões embasarão a Carta da Amazônia – documento que compilará o resultado dos debates e propostas para ações voltadas a preservação do meio ambiente.

Público

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, será um dos participantes e palestrantes do evento. O Simpósio irá reunir centenas de personalidades nacionais e internacionais na área, como o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior que já estão confirmando presença.

Além dos conselheiros, auditores, analistas dos TCEs e Tribunais de Contas dos municípios e auditores do TCU, o evento é voltado para juristas e procuradores e aberto para pesquisadores, professores, representantes da sociedade civil e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Texto: Camila Carvalho|Foto: Ana Cláudia Jatahy| Edição: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi