Simpósio Internacional do TCE terá apoio acadêmico de mais de 15 universidades

O 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas – evento promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) – em outubro deste ano – contará com a participação direta de universidades públicas e particulares do Amazonas, além de instituições de ensino superior do exterior. Alunos de cursos relacionados ao tema de legislação e controle ambiental, como direito, gestão ambiental e engenharia ambiental, farão exposição de trabalhos acadêmicos.

Além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre outras 15 que apoiam o evento, a Universidade Tsinghua, da China, já confirmou presença. A instituição chinesa já visitou o TCE no ano passado, para conhecer os procedimentos de auditoria ambiental, implantados no Brasil pela Corte de Contas amazonense.

Para o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador das ações ambientais no TCE-AM, as instituições de ensino superior têm um papel importante no simpósio. “Esperamos que os alunos dos mais diversos cursos ligados ao campo ambiental possam aproveitar essa oportunidade de conhecer profissionais dos mais renomados na área. Discutir o controle ambiental com a academia é imprescindível para que nós possamos afastar mitos sobre a Amazônia, discutir os nossos problemas e encontrar soluções que digam respeito às nossas necessidades e à nossa realidade, para que o Amazonas possa ter um desenvolvimento sustentável no futuro”, ressaltou o conselheiro.

Academias vão expor trabalhos

O coordenador das atividades da UEA no Tribunal de Contas, Antônio Mesquita, explicou que alunos da universidade estadual e da Ufam farão uma exposição de trabalhos acadêmicos, paralela ao Simpósio. Os trabalhos passaram por um processo de seleção interna, sendo 45 escolhidos para participar do evento.

Além da exposição, os 25 melhores trabalhos selecionados durante o Seminário de Gestão Ambiental, evento realizado no TCE no ano passado como uma prévia do Simpósio, serão agora publicados em uma revista científica.

“Temos participado ativamente da organização do simpósio, desde a discussão dos temas que seriam abordados até a divulgação do evento nas coordenações dos cursos relacionados ao tema ambiental. A participação das academias no 2º Simpósio Internacional vem reforçar a profundidade desse tema tão importante para Amazônia, que é o controle e a gestão ambiental, principalmente quando se considera a função do nosso bioma no equilíbrio do clima”, comentou o coordenador.

Autoridades

O 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas será realizado no período de 17 a 19 de outubro deste ano, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Entre os palestrantes confirmados estão o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior.​

Texto: Deborah Oliveira| Foto: Ana Cláudia Jatahy  |Edição: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi