Encontro Lixo Zero no TCE-AM sensibiliza para o descarte correto de resíduos

Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

Mais de 250 pessoas, entre estudantes, professores, servidores públicos, militantes ambientais e autoridades da área prestigiaram, nesta quinta-feira (30), o 1º Encontro Municipal Lixo Zero — Melhores Práticas/Manaus realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Auditoria Ambiental, em parceria com Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). O evento ocorreu no auditório do TCE-AM.

Já realizado em várias cidades brasileiras, como São Paulo, São Luís e Guarulhos, sempre no 1º semestre do ano, o encontro — de cunho pedagógico — visou orientar e sensibilizar a sociedade para o descarte correto dos resíduos sólidos, para que não degrade, ainda mais, o meio ambiente, prejudicando as futuras gerações com mais poluição.

Segundo organizador, embaixador, auditor e consultor da ILZB, biólogo Daniel Santos, a intenção de realizar o evento em Manaus foi de apresentar as boas práticas já realizadas para reduzir os resíduos, mostrando à população que simples ações que podem ser realizadas para colaborar com o meio ambiente.

“O Lixo Zero Brasil é instituto que trabalha com a questão dos resíduos sólidos. Ele tem um conceito de tentar reduzir ao máximo a emissão de resíduos sólidos, que vão parar em aterros e em lixões. Esse encontro municipal veio para a sociedade, as empresas, as associações de reciclagem e o poder público ações que podem ser feita para reduzir os resíduos após a sua utilização”, ressaltou o biólogo. O IZLB é o representante brasileiro da Zero Waste International Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.

Apoiadora da ação, conselheira-presidente Yara Lins dos Santos afirmou aos participantes que “é importante a conscientização da sociedade sobre o trabalho de limpeza e do meio ambiente”. Segundo ela, o TCE, no dia a dia, tem dado prioridade à questão ambiental, fazendo a separação dos resíduos e orientandos os servidores em várias frentes, como no plantio de mudas e a diminuição do uso de papel nos setores do Tribunal”, relatou, ao relembrar que o TCE-AM é referência na temática ambiental.

A presidente do TCE ressaltou, ainda, que a questão dos lixões a céu aberto tem sido um assunto preocupante no Estado e que o TCE-AM tem tomado medidas por meio de recomendações e até multas aos gestores públicos.

“Ações conscientes”, sugere conselheiro

Coordenador das ações ambientais do TCE-AM, o conselheiro Júlio Pinheiro — que implantou as auditorias ambientais no TCE-AM em 2010 —, em sua palestra, falou sobre as Políticas Públicas necessárias para mudar o quadro de aumento da poluição. Por meio de slides, ele mostrou os problemas que o Estado vem enfrentando em relação ao lixo e relatou que tudo pode mudado se ações conscientes forem realizadas.

“O lixo é um é um dos maiores problemas que temos enfrentado hoje. Precisamos repensar essa questão e passar a ter mais consciência sobre o lixo que é descartado de forma incorreta e em lixões a céu aberto. Temos de pensar em um futuro melhor, mas nada vai adiantar se não tivermos uma base fundamental no princípio de educação ambiental”, afirmou o conselheiro Júlio Pinheiro, ao relembrar que é dever do poder público e de toda a sociedade, conforme determina a legislação, porque antes de ser um problema ambiental, é um problema de saúde pública.

O titular da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Antônio Nelson de Oliveira Júnior, apresentou aos presentes as ações de conscientização da Prefeitura de Manaus. Ele relatou que a prefeitura tem desenvolvido muitas atividades e treinamentos para as pessoas.

“A Prefeitura tem desenvolvido, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, cursos, muitos trabalhos relacionados ao meio ambiente. Temos realizado atividades voltadas para o lixo zero e temos desenvolvido ações para a populações vários bairros de Manaus”, afirmou.

Na ocasião, o secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias, parabenizou a iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil e do TCE de realizar o encontro e de chamar as pessoas para debater a questão e de fazer a conscientização. Segundo ele, hoje não se faz a destinação correta do lixo em Manaus e é importante que as pessoas entendam que podem ajudar com uma simples iniciativa, em casa, separando o lixo.

Debate à tarde e exposição

Na parte da tarde das 14h às 15h, teve ainda as palestras de “Educação e Conscientização” e de “Redução e Reuso” com o coordenador de Saúde e Meio Ambiente do Ministério Público de Contas (MPC-AM), procurador Ruy Marcelo Alencar de Mendonça; sobre “Cidades Sustentáveis”, por Paula Gabriel, da Fundação Amazonas Sustentável e ainda sobre “Atividades de Conscientização no Igarapé do Gigante do Projeto Remada Ambiental”, Jadson Maciel, entre outros palestrantes.

Além do Projeto Rip Arte – Reutilização do Óleo Vegetal; Descarte Correto – Gestão de Resíduos Tecnológicos e Logística Reversa com Professora Nádia Verçosa da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Paralelo ao evento, o ILZB disponibilizou uma exposição de produtos reciclados nas salas e hall da Escola de Contas Públicas (ECP) para demonstrar que alguns produtos podem ser reutilizados e até comercializados.

Texto: Dionisson Garcia|Fotos: Ana Cláudia Jatahy| Edição: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi