TCE lança edição 2019 de Programa de Aposentadoria, nesta sexta

Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), promove nesta sexta-feira (26) a abertura da 9ª edição do Programa Preparação para Aposentadoria “Eterno Aprendiz” (PPA). O evento será realizado a partir 9h, no auditório da Corte de Contas, tem apoio da presidente do TCE, Yara Lins dos Santos.

Em sua 9ª edição, o PPA já beneficiou mais de 500 servidores públicos em fase de pré-aposentadoria, que encontraram nos cinco meses de formação alternativas para serem desenvolvidas na aposentadoria. O programa apoia e orienta os participantes a encarar essa nova fase da vida por meio de palestras e oficinas que abordam módulos emocionais, sociais, organizacionais, legais, de saúde e cidadania.

Na abertura do PPA 2019, a chefe da Degesp, Merisa Mendes, e o reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), doutor Euler Ribeiro, apresentarão aos presentes a relevância do programa na vida de servidores públicos em fase de pré-aposentadoria, criando um espaço de diálogo e de incentivo.

Para a chefe do Degesp, Merisa Mendes, é de extrema importância apoiar e orientar servidores que estão prestes a adentrar nesse momento de suas vidas. “Muitas vezes a fase de aposentadoria gera no indivíduo reações diversas, da sensação de liberdade ao sentimento de exclusão”, ressaltou.

Sobre o PPA

Criado em 2011 pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) em parceria com os Poderes Executivo (Estadual e Municipal), Legislativo (Estadual e Municipal), Judiciário, Ministério Público Estadual, o serviço público federal, Forças Armadas, Sesc e Sebrae.

Realizado todas às terças-feiras na Escola do Legislativo, as palestras e atividades sociais do PPA são ministradas por servidores voluntários de instituições parceiras do Programa, como FUnATI, Fundação Dr. Thomas, Semed, AmazonPrev, ManausPrev, INSS e Sebrae.

Em junho de 2018, o Programa de Aposentadoria foi transmitido pela 1ª vez aos 61 municípios do interior do Amazonas por meio de teleconferência realizada com o apoio do Centro de Mídias da Seduc. Em palestra realizada pela conselheira-presidente, Yara Lins, e a chefe do Degesp, Merisa Mendes, servidores públicos em fase de aposentadoria dos interiores do Estado puderam ter acesso à formação à distância.

O TCE-AM pretende avançar na ampliação do Programa Preparação para Aposentadoria sugerindo a transformação do PPA em uma política pública no âmbito do Governo do Estado, em benefício dos servidores públicos.

Confira a programação aqui

Texto: Degesp | Foto: Ana Cláudia Jatahy

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi