TCE-AM lança edição 2018 do Programa de Aposentadoria

Com transmissão ao vivo para 61 municípios amazonenses e a participação de ao menos 150 pessoas, entre autoridades, representantes de órgãos públicos e das Forças Armadas, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, na manhã desta quarta-feira (25), a edição 2018 do Programa de Preparação para Aposentadoria – Eterno Aprendiz (PPA).

Incentivadora do programa, a conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, ressaltou a importância do PPA para os servidores pré-aposentados. “A aposentadoria deve ser enfrentada como mais uma fase que se inicia e não como um final. O PPA facilita ao servidor esse processo de transição”, comentou.

O programa visa apoiar e orientar os servidores que estão em fase de pré-aposentadoria a encarar essa nova fase da vida como oportunidades e com novas perspectivas por meio de palestras e oficinas que abordam módulos emocionais, sociais, organizacionais, legais, de saúde e cidadania, realizadas semanalmente na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Entre os destaques dessa edição estão a realização de sessões de coaching específicos para as atividades realizadas, além de cursos apoiados pelo Sebrae que visam estimular o empreendedorismo e o investimento no mercado financeiro. As atividades envolvem, ainda, exercícios lúdicos e culturais como passeios, coquetéis e mostra de talentos.

Conforme a coordenadora do programa, Merisa Mendes, um dos principais objetivos do PPA para 2018 é aumentar em 60% a participação de servidores públicos nas atividades e retransmitir as oficinas e cursos para todos os municípios do interior do Estado, por meio da parceria com o Centro de Mídias da Educação.

Ao parabenizar o TCE pela realização do programa, o diretor-presidente da Universidade da Terceira Idade (UnATI), Euler Ribeiro, citou o pioneirismo da Corte de Contas pelo atendimento ao Estatuto do Idoso e pela continuidade do programa que já é referência no Estado.

Participaram da abertura representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Amazomprev e Manausprev, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros, Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), entre outros.
Inscrições podem ser feitas

As inscrições para as palestras e oficinas do PPA ainda podem ser realizadas na Escola de Contas Públicas (ECP), por meio da  plataforma Moodle no link http://ecp.tce.am.gov.br/

Após realizar o cadastro de um novo usuário na plataforma, as oficinas do Programa estarão disponíveis para as inscrições dos interessados. A primeira palestra será realizada no dia 08/05 abordando o tema “Projeto de Vida Pessoal: Líder de si mesmo!” com a facilitadora Merisa Mendes, do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp).

Texto: Pedro Sousa|Foto: Nataly David

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