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O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) possui a Certificação de Qualidade ISO 9001:2008 desde o ano de 2012. Foi o 3º Tribunal do país a receber o selo de qualidade após auditorias realizada empresa Bureau Veritas Certification nas dependências da corte de Contas.

Desde a conquista da ISO (International Standardization Organization), ano a ano, o corpo diretivo do TCE tem se empenhado para manter a certificação adotando projetos de qualificação, organização e padronização das atividades.

POLÍTICA DA QUALIDADE DA ISO NO TCE

“Exercer o Controle Externo sobre a administração direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios do interior do Estado do Amazonas e apreciar, para fins de registro, os atos das concessões de aposentadorias dos servidores públicos do Estado do Amazonas, com celeridade e eficácia, em obediência à legislação vigente e compromissado com a melhoria contínua dos processos internos, a fim de demonstrar à sociedade a transparência dos atos dos gestores públicos.”

ESCOPO DA QUALIDADE

 “Controle Externo sobre as Prestações de Contas Anuais dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios do interior do Estado do Amazonas, quanto à fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, e apreciação para fins de registro, da legalidade dos atos das concessões de aposentadorias dos servidores públicos do Estado do Amazonas e dos municípios do Estado do Amazonas, quanto aos aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade.”

NORMAS DE QUALIDADE ISO 9001:2008

É um conjunto coerente de normas internacionais que descreve os fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e estabelece a terminologia para estes sistemas ABNT NBRISO 9001:2008.

A ISO 9001:2008 é uma norma de SGQ que permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorar – com o objetivo de aumentar a sua competitividade/eficiência/eficácia e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.

OBJETIVOS DA QUALIDADE

A Alta Direção assegura que os objetivos da qualidade são estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da Instituição e são mensuráveis e coerentes com a política da qualidade. O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas definiu como Objetivos da Qualidade:

Questionamentos da ISO

Para que Serve a ISO?
Em sua essência, a ISO 9001:2008 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento das rotinas e procedimentos de trabalho, tendo como foco principal a satisfação dos clientes (jurisdicionados/sociedade), por meio de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:

A Instituição precisa estar totalmente comprometida com a qualidade da prestação de serviço (considerando qualidade = satisfação do cliente), em  todos os níveis pertinentes (atividade meio e fim), sendo estas de níveis estratégico, tático e operacional;
•    Adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do escopo;
•    Existência de procedimentos, instruções e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade da prestação de serviço;
•    Monitoramento dos processos pro meio de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados.

Implementar ISO 9001:2008 facilita a “organização”? 
Uma implementação bem elaborada, com envolvimento de todos possibilitará ganhos significativos para a estruturação da Instituição começando pela padronização das atividades até o desenvolvimento profissional dos servidores.

A ISO 9001:2008 promove melhorias no “processo”? 
As melhorias acontecem à medida que os processos (desenvolvimento das atividades diárias dos setores) são monitorados, medidos e registrados para mensurar o seu desempenho quanto ao atendimento dos critérios de celeridade, eficácia e transparência das atividades do TCE – AM.

Quais as vantagens de sua implementação?

•    Padronização das atividades;
•    Definição das responsabilidades e autoridades;
•    Proporcionar a celeridade nas ações/atividades pertinentes de cada processo envolvido.
•    Garantir a rastreabilidade das ações realizadas;

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