Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

Saiba mais sobre o encontro AQUI

Com a presença de representantes dos Tribunais de Contas de todo o país, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) sedia nesta quinta e sexta (16 e 17 de agosto) a oitava edição do Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento , que inicia a partir das 8h30, tem por objetivo alinhar os conhecimentos dos tribunais do país sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.

A programação terá abertura da presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos e do vice-presidente Mario de Mello. Também marcarão presença representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Durante o encontrohaverá a apresentação de cases de sucesso na área de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas, além de debates, rodas de conversa, apresentações culturais e palestras. A chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), Merisa Mendes, explica que este ano haverá também a 1ª Exposição de Boas Práticas: “Cada tribunal poderá apresentar uma boa prática de gestão de pessoas da sua corte de contas, assim aqueles tribunais que não puderem trazer um case, terão a oportunidade de participar da exposição”.

Marco de Medição será apresentado

No último dia de atividades, serão apresentados os resultados do Marco de Medição de Desempenho (MMD) – Área Gestão de Pessoas, uma ferramenta de verificação do desempenho dos Tribunais de Contas em comparação com as melhores práticas nacionais e internacionais.

O MMD, bem como os Encontros Técnicos de Gestão de Pessoas, fazem parte do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), uma das principais ações da Atricon para o aprimoramento do Sistema de Controle Externo brasileiro. Os indicadores utilizados na medição de desempenho são utilizados como base para aprimorar a gestão de pessoas dos tribunais do Brasil.

O Instituto Rui Barbosa, órgão de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates relacionados aos Tribunais de Contas do Brasil, participará do encontro técnico a fim de proporcionar sua visão estratégica sobre a área de gestão de pessoas. Também cabe ao IRB promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais brasileiros.

O TCE-AM possui assentos tanto na Atricon quanto no IRB. O vice-presidente e conselheiro Mario de Mello é membro-titular do Conselho Fiscal da Atricon e o conselheiro-ouvidor- Érico Desterro é vice-presidente de Desenvolvimento Institucional.

Texto: Deborah Oliveira|Fotos: Markus Nagawo ​|Edição: Elvis Chaves