Sob a gestão do conselheiro Ari Moutinho Júnior, a Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) começa a utilizar a plataforma Moodle para realizar inscrições online, modernizando todo o processo.

A plataforma, disponível livremente na internet, permite aos usuários fazerem as inscrições de cursos on-line, confirmando a inscrição com o endereço de eletrônico do usuário. Por meio do moodle, também é possível ver os cursos de cada mês, o conteúdo programático, os instrutores, os horários e o material (livros, apostilas etc), tudo disponível de forma digital.

Ao concluir a formação, o aluno fará uma avaliação do curso, respondendo um questionário na plataforma moodle, que será enviando para análise da ECP. Após a avaliação, que servirá para promover melhorias na escola do TCE, o usuário poderá emitir seu certificado on-line.

Os cursos destinados ao público externo geral são abertos a todos, até que as turmas sejam fechadas. Quanto aos cursos voltados para o público interno do TCE ou para um público específico, como gestores ou servidores de um determinado órgão, são protegidos por senhas. Essas senhas serão divulgadas apenas para o público especificado, permitindo à Escola de Contas ter controle sobre a formação de turmas.

“Com o total apoio da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, e dos demais membros do colegiado, estamos tentando avançar cada vez mais. A ECP, depois das gestões excelentes dos conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro e Josué Filho, tem tentado se modernizar gradativamente, acompanhando a evolução do Tribunal de Contas e servindo de pilar do órgão na área pedagógica”, comentou o conselheiro Ari Moutinho Júnior.

O Moodle é uma ferramenta online de acesso livre, projetada para fornecer a educadores, administradores e alunos um sistema integrado para criar ambientes virtuais de aprendizagem personalizados. Após analisar que era utilizada em várias escolas de outros Tribunais de Contas do país, a ECP amazonense decidiu por utilizar essa plataforma, modernizando a inscrição e o acompanhamento de seus cursos.

Texto: Deborah Oliveira