Conselheiro do TCE participa de debate na Fieam

Ao lado da ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, o conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, será um dos palestrantes do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que reunirá, na tarde desta quarta-feira (11), mais de 150 pessoas, entre empresários, dirigentes da construção civil, advogados e integrantes do Judiciário local.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, o evento acontecerá no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A realização local do evento é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM).

Além do conselheiro do TCE, participarão do debate o cientista político Leonardo Barreto e o gerente de compliance da Alubar, André Cruz. A ministra Eliana Calmon fará parte do painel que discutirá Ética & Compliance na Construção.

O evento tem como objetivo discutir formas de evitar a corrupção dentro do ambiente de negócios, fortalecendo mecanismos de controle interno, com foco na área da construção civil. O termo “compliance”, no âmbito corporativo, é o conjunto de diretrizes e políticas para fazer cumprir as normas legais e evitar quaisquer desvios que possam ocorrer.

“Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.

Em parceria com o Sesi Nacional, a CBIC apresentará material inédito durante o seminário, incluindo um guia sobre ética, um manual de compliance, um código de conduta para a área de construção civil, entre outros.

A entrada no seminário é gratuita, e os interessados em participar devem ligar para 3622-6525 ou enviar e-mail paraatendimento@sinduscon-am.org.br.

..

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
16h às 16h30 – CREDENCIAMENTO E WELLCOME COFFE
16h30 às 16h40 – ABERTURA
• Frank Sousa – Presidente do SINDUSCON-AM
• Ana Cláudia Gomes – Presidente do Fasc/CBIC
16h40 às 19h15 – ÉTICA & COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO
• Leonardo Barreto – Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em comportamento eleitoral e instituições políticas.
• Érico Xavier Desterro e Silva – Conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Amazonas.
• André Cruz – Gerente de compliance da Alubar.
• Eliana Calmon – Jurista e Ministra Aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
19h15 as 20h – DEBATE
20h – ENCERRAMENTO

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi