Com palestra sobre democracia, Congresso do TCE inicia e expõe realidade da gestão pública no Amazonas

Com palestra sobre “Democracia e controle social nas políticas públicas brasileiras” para mais de 200 presentes, o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-AM) e mestrando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Érico Desterro, iniciou, na manhã desta quarta-feira (13), o ciclo de palestras do 3º Congresso Amazônico de Gestores Públicos. O debate ocorrerá até amanhã, quinta-feira (15), na sede da Corte de Contas, com a participação de diretores e chefes de órgãos públicos municipais e estaduais, além de secretários e jurisdicionados, conselheiros, auditores e procuradores.

Ainda durante a manhã, o advogado e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, Marcus Bittencourt, ministrou palestra sobre governança Inovadora e como construir equipes vencedoras. Segundo ele, é preciso ter motivação, autonomia e propósito.

Ao final do dia, o pós-doutor em Direito pela Universidade de Madri, Doutor em Direito Econômico pela Universidade do Paraná e Mestre em Direito Econômico e Social pela Universidade do Paraná, Rodrigo Pironte, citou os riscos de uma gestão mal planejada e estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, conhecido como “compliance”.

Idealizador do Simpósio, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do TCE (ECP), conselheiro Josué Filho, citou a importância do evento como forma de promover exemplos de inovação e mudanças da gestão pública do Amazonas, além da troca de experiências e constante aprimoramento científico e técnico de práticas que propiciem o bom funcionamento e melhoras no campo.

“A governança e capacitação dos gestores e profissionais que atuam no serviço público é um assunto que muito interessa ao Tribunal de Contas, pois é de grande importância para o Estado. Nós procuramos sempre contribuir e incentivar com esse aperfeiçoamento da administração pública, porque, com essa prática, iremos alcançar melhores resultados de produtividade e eficácia em benefício a sociedade amazonense”, comentou ao destacar o apoio de todo o colegiado da Corte de Contas para realização do congresso.

Mais palestras nessa quinta-feira (14)

O segundo dia de palestras, nesta sexta-feira (17), contará com palestras do mestre em Direito Ambiental e procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Ruy Marcelo, sobre como a consciência ecológica pode ser fator de eficiência na gestão pública e do contador e mestre em Administração pela Universidade Extramadura da Espanha, Marcio Assumpção, com a palestra sobre governança em tempo de crise.

Durante o período da tarde, a Secretária de Estado de Administração e doutora em Ciências da Informação e Marketing, Angela Bulbol de Lima, ministrará a palestra “Gestão de Resultados: uma tendência em consolidação nos Estados Brasileiros – Visão do Estado do Amazonas e do Município de Manaus” e a jornalista, historiadora e pesquisadora, Etelvina Norma Garcia, falará sobre gestão do conhecimento e capital intelectual estratégico para difusão de políticas públicas inovadoras.

Exposição

Em paralelo ao congresso houve diversas salas temáticas com a apresentação de trabalhos e cases de sucesso sobre gestão pública, fornecidos ao TCE em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus, União dos Vereadores do Estado do Amazonas (UVEAM), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também com a Ouvidoria do TCE.

Texto: Markus Nagawo/ Fotos: Lucas Silva (SRMM) e Markus Nagawo

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi