TCE-AM recebe ISO-9001 pelo Controle Externo

13-1-2012

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu no dia 12 de janeiro deste ano, a certificação ISO 9001:2008 pelo Controle Externo sobre as contas anuais da administração direta do poder Executivo, relativas aos municípios do interior do Estado, quanto à fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial.

Com a certificação, o TCE-AM passa a ser o terceiro tribunal do país a adotar procedimentos de qualificação, organização e padronização das atividades. Dos 24 TCE's brasileiros, apenas o do Rio Grande do Sul têm 100% da Corte certificada.

Segundo o secretário-geral de administração do TCE, Fernando Elias, o certificado concedido ao Controle Externo é primeiro de tantos outros que a Corte pretende alcançar. "Nossa meta é, em até dez anos, ter o nosso tribunal 100% certificado. Os outros setores que passarão por auditoria e a consequente padronização dos trabalhos ainda serão apontados pela presidência, mas esse primeiro reconhecimento é a prova de que estamos desempenhado bem o nosso papel", avaliou.

Segundo o secretário, a ISO proporciona uma reorganização de procedimentos e diretrizes de trabalho, o que traz reflexo na produtividade, além de apontar indicadores de desempenho.

Para o presidente do TCE-AM, Érico Desterro, o certificado recebido, após auditoria realizada no ano passado, é a confirmação de que o trabalho da Corte está no caminho certo. "Queremos a modernização do tribunal lado a lado com a qualificação dos nossos serviços", finalizou.

Para ver o Certificado ISO 9001:2008 do TCEAM: Clique aqui.

CURIOSIDADE

ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situada na Suíça.

É um conjunto coerente de normas internacionais que descreve os fundamentos de SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas (ABNT NBRISO 9001:2008).

A ISO 9001:2008 é uma norma de SGQ que permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorar – com o objetivo de aumentar a sua competitividade/eficiência/eficácia e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.

Em sua essência, a ISO 9001:2008 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento das rotinas e procedimentos de trabalho, tendo como foco principal a satisfação dos clientes (jurisdicionados/sociedade), por meio de uma série de ações.

Notícias Relacionadas