Servidores do TCE-AM doam sangue ao Hemoam

 

Veja mais fotos AQUI (FLICKR: \TCEAM) 


Para colaborar com o nível de estoque do banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), considerado crítico neste período pré-carnavalesco, o Tribunal de Contas do Estado Amazonas (TCE-AM) aderiu, na manhã desta quarta-feira (15), à campanha “Quem Doa Sangue Multiplica Solidariedade” com a adesão de mais de 80 servidores da Corte de Contas.

A coleta de sangue foi feita pelo ônibus do Hemoam, conhecido como “Vampirão”, que ficou na praça do TCE-AM, durante toda a manhã. A adesão dos servidores surpreendeu os servidores do Hemoam, que já planejam voltar à Corte de Contas em julho deste ano.

Ao cumprimentar os servidores durante as doações, a presidente em exercício do TCE-AM,  conselheira Yara Lins dos Santos, ressaltou que a iniciativa da Corte de Contas, de caráter social, serve de exemplo aos demais órgãos públicos. “A campanha do Hemoam é de grande importância para a sociedade amazonense. Além do caráter didático, pedagógico e da função de controle, o TCE exerce o seu papel social. Iremos colaborar sempre por meio dos setores médico e de assistência Social. E que todos façam assim sempre, para que se possa viver melhor”, afirmou.

A subgerente da coleta externa do Hemoam, Eleonora Araújo, destacou a parceria com o TCE e enfatizou sua preocupação com o nível do estoque de sangue armazenado na proximidade do Carnaval. “O estoque está muito baixo. O ideal seria que nós [Hemoam] tivéssemos, pelo menos, 800 bolsas de sangue em estoque. Hoje, nós ficamos com cerca de 200 bolsas depois da distribuição para as redes pública e privada. Isso, para nós, é preocupante”, comentou, ao elogiar a disposição dos servidores em contribuir com a melhoria do estoque do órgão.

 “Essa ação aqui no TCE é muito importante, porque ajuda a elevar o estoque de sangue. Estamos trabalhando para que, até o Carnaval, consigamos ter mil bolsas armazenadas e, por isso, campanhas como essa são importantes”, completou Eleonora Araújo.

Uma das doadoras do TCE, a servidora Raquel Silva afirmou que sua motivação para doar vem do fato de saber que existem muitas pessoas precisando de sangue no município. Antes das doações, os servidores passaram por uma triagem.

Feliz com o resultado do “Vampirão” no TCE, a chefe da Divisão de Assistência Social (Dias), Ângela Galvão, revelou que a campanha foi solicitada pelo conselheiro-presidente, Ari Moutinho Júnior, e pela conselheira Yara Lins dos Santos. “Nós ficamos muito satisfeitos com a quantidade de pessoas que nos procuraram. É uma doação aberta à sociedade. Nós incentivamos os funcionários que não pudessem doar a trazer familiares ou amigos e, assim, colaborar com o estoque de sangue do Hemoam”, finalizou.

____

Texto: Markus Nagawo |  Foto: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi