PPA encerra ciclos de palestras com tema ‘Identificando Talentos’

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCEAM), cumpriu mais uma etapa do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), encerrando o IV módulo sobre Empreendedorismo. O programa criado pelo Tribunal e coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) tem com o objetivo manter a auto-estima daqueles que já chegaram a aposentadoria e dos que estão na fase pré-aposentadoria. A mensagem principal do PPA é estimular neles a ideia de que a vida não para com a inatividade e sim é o início de uma nova jornada. O programa ministrado por módulos já alcançou 40 jurisdicionados, sendo 20 da Assembléia Legislativa do Estado (Aleam) e 20 do TCEAM.

Na próxima semana, durante três dias, serão realizadas as oficinas de interpretação e improvisação. São atividades práticas agregadas ao empreendedorismo para despertar nesse grupo o desejo de continuidade da vida produtiva, e assim, evitar o desânimo profissional e o ócio. Após o período de realização das oficinas, haverá o encerramento do Programa com a palestra Identificando Talentos. “A inatividade não significa que a vida acabou. Pelo contrário, o Tribunal quer que os servidores que atingirem esse período, saiam daqui mais motivado para o gozo da vida nessa idade”, disse o presidente da Corte, conselheiro Júlio Pinheiro.

O último módulo do Programa, “Aprendendo a Empreender”, ministrado pela consultora e administradora de empresa, Célia da Silva Tufy, foram destacados o investimento pessoal bem como a preparação que o empreendedor precisa ter antes de abrir o seu próprio negócio. A palestrante salientou também a importância de visão de mercado e a necessidade de estudar a concorrência. “Se você tem uma ideia, fala para um amigo e não coloca em prática, depois não reclame que ele o copiou”, frisou Célia avaliando as possibilidades de você colocar seus planos em mente e não projetar nenhuma ação em torno disso.

Sobre o PPA

O programa desenvolvido pelo Departamento de Gestão Estratégica de Pessoas (Degesp) do Tribunal de Contas tem a finalidade de proporcionar aos servidores pré-aposentados a oportunidade de criar para si um plano de vida a ser seguido após a aposentadoria. O PPA tem uma programação voltada aos aspectos emocional e social, englobando a cidadania, minimizando os efeitos negativos que possam ocorrer no processo da aposentadoria.

Confira o vídeo com depoimentos sobre o PPA: Clique aqui.

 

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi