TCE comemora 65 anos no dia 14/10 com programação variada

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) comemora no próximo dia 14 de outubro 65 anos de existência com uma vasta programação, que vai da entrega a autoridades da mais alta condecoração da corte de Contas — o Colar do Mérito de Contas — às premiações dos vencedores do concursos de redação e de artigos científicos, promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), respectivamente, em alusão ao aniversário do TCE.

Nas solenidades — que vão acontecer do dia 9 ao dia 16 de outubro no próprio TCE — estão previstas também o lançamento do Livro Histórico dos 65 anos da Corte, escrito pela historiadora e jornalista Etelvina Garcia; uma exposição videográfica sobre os 65 anos do TCE-AM; e uma apresentação do poeta Thiago de Melo, que declamará o “Estatuto do Homem” com o acompanhamento de um músico, além homenagens aos servidores do órgão.

Antes do início das comemorações no TCE, no dia 7 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realiza uma sessão especial em alusão aos 65 anos. Requerida pelo deputado Orlando Cidade, a homenagem foi subscrita por todos os deputados do Poder Legislativo. A solenidade, prevista para iniciar às 10h, contará com a presença de dezenas de autoridades, além dos servidores do TCE.

Colar do Mérito de Contas

Nesta sexta-feira (9/10), os setes conselheiros do TCE homenageiam, com a entrega da medalha “Colar do Mérito de Contas”, 17 personalidades que realizaram relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público. Cada conselheiros sugeriu em média dois nomes, que foram aprovados em reunião do colegiado. A escolha tomou como base as realizações e os méritos desses cidadãos, que merecem, segundo o Tribunal Pleno, um especial reconhecimento da corte de Contas.

Serão homenageados com o Colar do Mérito Contas os ministros do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas Nascimento e Walton Alencar Rodrigues; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello; o empresário Antônio Silva, o advogado Júlio Antônio Lopes; o desembargador Lupercino de Sá, o deputado federal Átila Lins; o promotor de Justiça e ex-procurador-geral Francisco Cruz; a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Márcia Perales; o senador e ex-governador Omar Aziz, e a jornalista Cristina Calderaro, o empresário Cassiano Cirilo Anunciação, o conselheiro aposentado Raimundo Michiles e in memoriam a Maria do Socorro Dutra, a Plínio Ramos Coelho, a Arthur Virgílio e a Josué Cláudio de Souza, cuja homenagens serão recebidas pelos familiares.

Programação com os servidores

No dia 14 de outubro, no dia dos 65 anos, a programação será voltada aos mais de 900 servidores ativos e inativos do TCE e aos colaboradores (terceirizados, menores aprendizes e estagiários). Estão previstos para esse dias o lançamento de livros dos servidores, a abertura da exposição videográfica dos 65 anos, que será aberta ao público, além de homenagem aos servidores e a realização de jogos internos.

Estudantes serão premiados por redações e artigos

No dia 16, serão premiados os estudantes de ensino médio da rede pública vencedores da redação, promovida no semestre passado, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o tema “65 anos do TCE-AM”. Os três primeiros colocados e os respectivos professores-orientadores serão premiados com um notebook, um tablete e smartphone, respectivamente.

Também no dia 16 serão premiados os três vencedores do Concurso Estadual de Artigos Acadêmicos, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas, com o tema “65 anos de Tribunal de Contas do Amazonas”. Participaram do concurso alunos regularmente matriculados nos cursos de direito, administração, economia e contabilidade. Eles também receberão um notebook (1º lugar), um tablete (2º lugar) e um smartphone (3º lugar).

_______
Texto: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi