Sede da nova Escola de Contas será entregue em dezembro de 2015

Com 30% da obra concluída em 30 dias, o prédio da nova Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM) já tem data para ser inaugurado: 17 de dezembro deste ano. Construído com a tecnologia Drywall (parede seca) — um processo em estilo americano, montado sobre estrutura metálica, inédito em Manaus —, a nova sede da ECP entra na segunda etapa de construção na próxima semana: a montagem das dez vigas de ferro, com 25 toneladas cada, no chão e o encaixe delas sobre os pilares que já estão prontos.

De acordo com o secretário-geral de Administração do TCE, em engenheiro Fernando Elias, as vigas de ferro serão montadas nas dependências da corte de contas nos próximos dias e o encaixe delas será realizado com o apoio de um guindaste que suporta até 200 toneladas a partir do dia 15 de setembro. “Depois da montagem das peças de ferro, vem a fase do acabamento e adaptação do projeto arquitetônico, que foi desenvolvido pelos próprios servidores do TCE. É um projeto arquitetônico moderno, arrojado e funcional, nunca construído no Amazonas, o qual vai resultar em um vão de 40 metros”, enfatizou o secretário, ao que afirmar que a inauguração acontecerá ainda na administração do conselheiro Josué Filho, conforme o cronograma da obra.

Orçado em R$ 9,8 milhões, a nova sede Escola de Contas terá dois mil metros quadrados de área construída, com quatro salas, com capacidade para até 50 pessoas, laboratório de informática, sala de videoconferência, sala de consultoria, sala de reuniões, sala de professores, sala de coordenador-geral da ECP, diretoria, depósito, sala da reprografia e lanchonete, além de um espaço onde deverá ser instalado futuramente o Memorial da Cortes de Contas.

A nova escola de Contas, assinada pela arquiteta Karla Passos, vai unificar os dois prédios do TCE e dará uma fachada, até então inexistente, à Corte de Contas. O novo prédio da ECP, que obedece todos os padrões técnicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), terá ainda estacionamento próprio com 30 vagas.

Em 2014, a ECP formou mais de oito mil jurisdicionados e chegou aos municípios mais distantes por meio de aulas via satélite. Este ano, além do trabalho de formação com os gestores públicos e gravação de videoaulas, a Escola de Contas iniciou um trabalho de formação de agentes de controle social.

“A escola terá elevadores, rampas de acessos, estacionamento e toda a estrutura confortável para os alunos em salas de aulas. Em 2016, a escola estará pronta para receber os jurisdicionados e a sociedade civil para iniciar o ano letivo com a maratona de cursos prevista no calendário acadêmico. Precisamos ensinar para depois cobrar. Tenho repetido isso, porque o Tribunal não é apenas uma casa de condenação”, finalizou Josué Filho, ao enfatizar que os recursos para a construção da sede da ECP são frutos de poupança feito nos últimos 5 anos.

Criada em 2010, a ECP funciona hoje sem a estrutura adequada de uma escola em um espaço de pouco mais de 70 metros quadrados, distribuídos em quatro salas e um sala de treinamento. Vale ressaltar que, por conta da demanda de formação aos jurisdicionados e à sociedade civil, a coordenação da ECP tem dividido as turmas para atender os interessados. Por falta de estrutura, os cursos de formação e de reciclagem oferecidos aos próprios servidores tem sido ministrados em auditórios pequenos adaptados fora do TCE.

___

Texto/Fotos: Elvis Chaves

 

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi