Seminário marca ações do Estado contra a crise econômica

Na manhã desta sexta-feira (22), o Governo do Estado realizou o 1º Seminário Intermunicipal de Modernização Administrativa e Gestão Pública Compartilhada, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), com o objetivo de construir uma agenda de convergência de ações com os executivos municipais para, assim, gastar com mais qualidade os recursos públicos nesse período de crise.

O governador do Estado, José Melo, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, fizeram a abertura do evento que é o primeiro ato reunindo os prefeitos visando encontrar alternativas criativas junto aos gestores municipais para desenvolver novos projetos nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Para o governador José Melo, em momentos de crise os recursos devem ser otimizados e bem aplicados, com isso os custos serão reduzidos. Em seu discurso, Melo também destacou que a criatividade e a união são as principais armas contra a queda de receitas e que só assim se consegue prestar melhores serviços à sociedade, principalmente nas áreas de saúde, segurança e educação.

“Várias instituições que estão participando do seminário darão uma colaboração com bastante criatividade para que os serviços públicos não percam qualidade apesar da crise, e para isso não acontecer temos que saber aplicar bem os recursos públicos, colocando também o suporte técnico do estado à disposição dos municípios atuando de forma pedagógica, semelhante à forma que o TCE faz nas inspeções anuais nas prefeituras”, afirmou o governador.

Ao saudar os presentes, o presidente do TCE-AM, conselheiro Josué Filho, chamou atenção para a iniciativa do governo do estado. “Ações como essa, com o intuito de somar esforços diante da crise que se instala no país, unindo algumas instituições públicas, é a prova de que o governo do estado está em busca de soluções criativas e rápidas para minimizar os possíveis estragos deixados por uma crise”, destacou o presidente da Corte de Contas.

O secretário de Relações Institucionais, Francisco Cruz, um dos organizadores do evento, afirmou que a ideia é trazer os prefeitos para elaborar ações de convergência do governo do estado. “Entendemos que uma crise se vence com trabalho, parceria, espírito público e principalmente unindo esforços, para gastar bem os recursos públicos, de forma que a sociedade receba bem os serviços prestados pelo estado, principalmente os moradores dos municípios amazonenses. Por isso vamos unir as ações do governo do estado com as ações das prefeituras municipais”, afirmou o secretário.

Um dos palestrantes do 1º Seminário, convidado pelos organizadores do evento, foi o conselheiro do TCE e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP), Érico Desterro, que primeiramente destacou a importância do evento e afirmou que a crise em que se encontra o país vem se instalando há pelo menos quinze anos e uma das soluções para se combatê-la é a realização de eventos como esse.

Segundo Desterro, uma das soluções para o bom gasto do dinheiro público é o treinamento dos servidores, através de cursos próprios para a gestão pública. “Muitas vezes o dinheiro público não é aplicado ou gasto de forma correta por falta de conhecimento, do gestor ou servidor, das legislações vigentes, algumas delas complexas e de difícil interpretação”, afirmou.

O coordenador da ECP/AM também falou que o Tribunal de Contas vem realizando treinamentos, cursos e palestras visando melhorar a aplicação do dinheiro público e com isso tem conseguido grande êxito junto às prefeituras, câmaras e sociedade civil.

“Vejo a modernização da administração pública como uma das soluções para o momento que estamos passando e isso só é possível se essa administração se profissionalizar. Temos aqui no Amazonas municípios que ainda não possuem uma internet de qualidade, como cobrar desse administrador público um maior conhecimento na gestão pública? É aí que as escolas de serviços públicos entram, é através do conhecimento que esse gestor, servidor público, vai melhor aplicar o dinheiro público, a ECP vem obtendo êxito na sua missão de melhor qualificar e capacitar não só os servidores do TCE, mas também de levar conhecimento para os servidores municipais do Amazonas. Só no ano passado treinamos mais de 8 mil servidores, nos municípios do estado foram mais de 3 mil”, finalizou o conselheiro.

Questões como a profissionalização da gestão, a Justiça nos municípios, os gastos públicos, lei de responsabilidade fiscal e agenda cultural também foram tema de palestras no evento. Os participantes também receberam certificado de participação.

______________________________________________
Texto: Amaro Jr. / Fotos: Arthur Castro e Roberta Bindá

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi