Aleam aprova datas- bases de 2012 e 2013 aos servidores do TCE

Com a presença de mais de cem servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) na galeria do plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade dos presentes, o projeto de lei nº 115/2015, do TCE-AM, que autoriza a Corte de Contas a efetuar o pagamento da reposição salarial dos anos de 2012 e 2013 aos seus 858 servidores ativos, inativos e pensionistas e o atualização do quadro dos 138 servidores comissionados.

Com parecer favorável e conjunto das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Finanças Públicas; de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos e ainda com o voto de 19 deputados presentes na sessão ordinária, o projeto de lei aprovado segue agora para a sanção do governador José Melo. A previsão é que a reposição salarial seja incorporada diretamente ao salário dos servidores a com as devidas correções. Vale ressaltar que o “gatilho” não atingirá os conselheiros, auditores e os procuradores do TCE.

Representante dos policiais militares na Aleam, o deputado estadual Platiny Soares, ao declarar seu voto favorável, afirmou que “os servidores públicos merecem sim o seu reajuste de data-base, que é um compromisso legal. Gostaria que a data-base fosse para todos os servidores, porque todo o trabalhador tem o direito, mas se hoje o TCE tem essa possibilidade, tem orçamento, que ele conceda esse reajuste aos seus servidores”.

Ao falar pelo PMDB, o deputado Vicente Lopes cumprimentou os servidores presentes e elogiou o presidente da corte do TCE, conselheiro Josué Filho, pelo zelo que tem com a administração dos recursos públicos do Tribunal e sua postura de fazer Justiça ao conceder a correção e o reajuste dos servidores.

Em sua fala, o deputado Luiz Castro (PPS) afirmou que qualquer conquista dos trabalhadores do serviço público ou privado precisa ser valorizada sempre pelos representantes da sociedade, no caso, pela Assembleia Legislativa. Se o TCE, por meio de boa gestão, obteve os recursos, que eles sejam repassados aos servidores. “A conquista da data-base é um direito, o reconhecimento de uma recomposição salarial sistêmica. Se o TCE obteve recursos de uma boa gestão e temos recursos para promover esse avanço, que esses avanços sejam destacados nesta casa”, afirmou.

Projeto foi explicado aos deputados e agradecimento

Na última terça-feira (28), o conselheiro-presidente, Josué Filho, se reuniu com 22 deputados para explicar o anteprojeto entregue à Assembleia. Na ocasião, ele ressaltou que o Tribunal não estava reivindicando nenhum aumento de repasse à Corte de Contas e que, portanto, não mexeria com o orçamento do Estado. Segundo ele, o TCE estava pedindo autorização para efetuar o pagamento de datas-bases anteriores, que não haviam sido efetuadas. “O Tribunal de Contas tem dotação orçamentária para pagar esses gatilhos aos servidores. Não estamos pedindo dinheiro ou aumento de repasse, estamos pedindo autorização para pagar as anteriores, que é um direito dos servidores. Respeitamos as outras categorias do Estado, que pedem o pagamento da data-base de 2015, mas ressalto que todas elas já receberam as datas-bases de 2012 e de 2013 e agora pedem a de 2015. O TCE nem está discutindo a data-de 2015”, comentou na ocasião.

Presente na Assembleia, o presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado (Sindicontas), João Campos, atribuiu o pagamento à boa gestão da direção do TCE-AM, que conseguiu poupar, cortando despesas desnecessárias, e agora consegue efetuar as datas-bases retroativas e cumprir as determinações legais que resguardam o direitos dos trabalhadores. “O TCE tem se pautado pela lisura de sua diretoria, que gasta somente o necessário para a fiscalização do erário. O Tribunal está repondo os valores corroídos pela inflação. Nós agradecemos hoje à figura do conselheiro Josué Filho, que tem demonstrado um carinho excepcional com os servidores e tem nos concedidos de maneira digna o direito que pleiteamos por meio de um diálogo franco e acessível com ele”, afirmou.

Ao tomar conhecimento da aprovação unânime, o presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, parabenizou os servidores da Corte pela conquista e agradeceu ao Poder Legislativo com um todo. “Agradeço a cada deputado estadual pela votação do anteprojeto do TCE e, sobretudo, pela aprovação unânime da autorização do pagamento retroativo e ainda do quadro dos comissionados na véspera do Dia do Trabalhador. Obrigado, de coração. Servidores do TCE, parabéns pela conquista”, frisou, ao ressaltar que o projeto foi votado com celeridade e respeitando o rito do regimento interno da Aleam.

_________________
Texto: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi