TCEAM recomenda mudanças de hábito na semana ambiental

A preservação ambiental entra na pauta do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCEAM) desta semana. O órgão promoverá de 08 a 11/06, várias atividades alusivas ao tema, incluindo apelos de caráter preservacionista, sendo que, o principal deles recomenda: ?Mude seu hábito por um mundo melhor?. A proposta do TCE norteará a Semana do Meio Ambiente cuja abertura será às 08h30 da próxima quarta-feira, com a plantio de mudas, seguindo de palestras e debates sobre a política ambiental do governo estadual, defendida pela secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira. A legislação ambiental também será debatida pelo juiz da Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrárias, Adalberto Carim.

O evento também terá seu momento de entretenimento com as apresentações musical e cultural e gincana. Além das palestras, 12 órgãos estarão expondo serviços e produtos ambientais em stands no hall do tribunal. ?Depois do simpósio de âmbito internacional que realizamos no ano passado, o TCE estará sempre participando de forma atuante na questão ambiental. Não podemos mais ficar à parte de um tema tão importante para todos nós brasileiros?, disse o presidente do TCEAM, conselheiro Júlio Pinheiro.

A proposta do Trinunal de mudar o hábito em busca de um mundo melhor será amplamente defendida no decorrer da programação que inicia às 8h20 da próxima quarta-feira, 08/06, com a execução do Hino Nacional pela tradicional Banda da Polícia Militar do Amazonas. Em seguida, o conselheiro Júlio Pinheiro fará, simbolicamente, o plantio de mudas, acompanhado de alunos da Escola Estadual Balbina Mestrinho. Já no auditório do órgão, ser aberto o ciclo de palestras, pela secretária Nádia Ferreira, sobre o Panorama da Política Ambiental local, seguida pelo juiz da Vara Especializada de Meio Ambiente, Adalberto Carim, que irá tratar sobre as leis que regem o meio ambiente.

Na manhã do dia 09, a professora Maria Inês Gasparetto Higuchi, pesquisadora do Inpá também fará palestra sobre a política ambiental. Em seguida, o TCE irá expor suas atividades desenvolvidas na área, falando sobre a coleta seletiva coordenada pela técnica Heloísa Verçosa Chã. Outro trabalho importante em destaque no evento é o da Audioria Operacional sobre resíduos sólidos, exposto pelos técnicos Nilson Brandão e Juliana Meireles. No dia 10 de junho, o TCE fará o lançamento dos Anais do Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, distribuindo também a revista do Simpósio cujo conteúdo aponta os rumos que os TCEs e TCMs estão tomando a partir da Carta da Amazônia, elaborado pelo evento de natureza internacional que aconteceu em novembro do ano passado, em Manaus.

O Tribunal de Contas do Amazonas encerrará o evento com a tradicional caminhada ecológica cujo trajeto vai da praça do tribunal até o Parque do Mindu onde será feita a premiação aos vencedores da gincana. A saída é as 08h00. (Veja programação completa aqui).

Expositores

Os órgãos que estarão participando da exposição são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Tribunal de Constas do Amazonas (TCEAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gotas da Amazônia e Reciclagem e Fibras da Amazônia (Refiam), Catadores Associados pela Limpeza do Meio Ambiente (Calma), Artesanato em Vidros (Vidros B/A), Mosaico em Vidro e MDF/Caixa/B/A (Mosaico), Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Papa Pet (HVS) e Reciclagem para não poluir (Pet/Ecobolsa).

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi