Tribunais propõem modelos de relatórios para projetos financiados

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em conjunto com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), apresentou aos demais Tribunais de Contas do Brasil e à Controladoria Geral da União (CGU) os modelos de Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras a serem adotados de forma padronizada pelas auditorias dos projetos e programas de governo financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Mundial (BIRD). O encontro é resultado do eixo temático de harmonização de papéis de trabalho e de relatórios de auditoria de recursos externos, desenvolvido dentro do Comitê de Articulação dos Órgãos de Controle com os Organismos Multilaterais de Financiamento (CAOCE).

 O encontro técnico, realizado no último dia 3, foi coordenado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCMG). Entre os presentes estavam os representantes dos Bancos, do IRB, do CAOCE, dos técnicos da CGU e dos Tribunais de Contas credenciados ou em fase de credenciamento para atuação como Auditores Independentes.

A iniciativa teve por escopo viabilizar o processo mundial de convergência das práticas contábeis e de auditoria, no qual o Brasil assumiu o compromisso de adotar as normas do Conselho Internacional de Contabilidade – IFAC e do Conselho Internacional de Normas de Auditoria e Asseguração – IAASB.

Após a apresentação das fundamentações legais e das minutas, elaboradas pelos Analistas Técnicos Marcela Lacerda Lima e Osmani da Silva Santos (TCE-AM) e pelo Auditor Técnico José Higino de Souza (TCDF), houve a aprovação sem alteração dos modelos propostos de Relatório sem Ressalva, Relatório com Ressalva, Relatório Adverso e Relatório com Abstenção de Opinião, os quais ainda serão remetidos pelo CAOCE ao consultor financeiro Antônio Hideo Yamada contratado pelo BID.

Os trabalhos do eixo temático ainda não estão encerrados. Os próximos passos serão a aplicação de check-lists das normas nas auditorias do 1º semestre de 2015 dos Tribunais credenciados, com vistas à auto-avaliação e treinamento dos técnicos nas áreas necessárias. Também estão sendo agendados novos encontros para a padronização dos papéis de trabalho das auditorias.

Histórico da COMREX

Em 2013, após a realização de Auditoria Piloto sob Coordenação do Analista Técnico Sandelmo Albuquerque, o TCE-AM tornou-se o primeiro Tribunal de Contas da região Norte credenciado para atuar como Auditor Independente frente aos organismos multilaterais de financiamento.

Hoje, integram a Comissão de Recursos Externos, os analistas: Marcela Lacerda Lima, Juarez de Souza Cruz Neto, Fernando Henrique de Vasconcelos Dias Balieiro, José Raimundo MaquinéJúnior, Mário Augusto Takumi Sato, Osmanida Silva Santos e Rickson dos Santos Colares Ribeiro. Também já atuaram na Auditoria de Recursos Internacionais (Comrex) os analistas: Sandelmo Albuquerque, ÂngeloCosta Neto, Luciano Simões de Oliveira, Luciano Plentz e Madson Lino.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi