TCE realiza último curso e faz encerramento de ano letivo da ECP

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio a Escola de Contas Públicas (ECP), encerra nesta sexta-feira (5) o ciclo de cursos oferecidos à sociedade amazonense, em especial aos gestores públicos, no ano de 2014. O último curso da maratona pedagógica, sobre “Receita vinculada à Educação e à Saúde”, encerra nesta sexta-feira (5) e contou com a participação de cerca de 120 inscritos.

O curso — conduzido pela procuradora de Contas Evelyn Freire e os servidores do TCE, Renato Matta e Alex Castro Brito — já foi realizado no interior do Estado e agora, na capital, reuniu servidores do TCE e os jurisdicionados do município de Manaus.

De acordo com o diretor-geral da ECP, Harleson Arueira, a procuradora Evelyn Freire encabeçou o projeto e ainda foi responsável pela elaboração de todo o material didático do curso Receita vinculada à Educação e à Saúde.

Nesse curso e nos outros cursos oferecidos pelo TCE, segundo Arueira, buscou-se impulsionar a função pedagógica do Tribunal de Contas, capacitando os jurisdicionados em temas relevantes da administração pública, conforme recomendação do conselheiro-presidente, Josué Filho. “Percebemos certa deficiência elencadas nos relatórios de Controle Externo. Então, esses cursos foram desenvolvidos em cima de demandas apontadas nos relatórios. A ideia do TCE é ajudar a sanar essas impropriedades na prestação de contas”,  explicou.

Duas atividades no encerramento de ano letivo

Na próxima semana, haverá duas solenidades na corte de contas para selar o fim do ano letivo. A primeira é o evento de encerramento das atividades acadêmicas da Escola de Contas, agendando para o dia 11 (quinta-feira). Será feito na solenidade uma prestação de contas do ano letivo, expondo todo o trabalho realizado esse ano, além de homenagens. “Faremos homenagens aos parceiros e aos municípios que se dedicaram à educação e em colaborar com a função pedagógica da ECP. Várias autoridades e representantes de todos os municípios para essa cerimônia estão sendo aguardadas.

A segunda acontecerá na sexta-feira (12), às 9h, com uma reunião com os jurisdicionados, onde será definido o planejamento para 2015, a partir de um levantamento de necessidades de treinamento dos jurisdicionados. Segundo a ECP, será feita ainda uma avaliação de tudo o que foi realizado nesse ano e, principalmente.

É por meio da verificação das demandas e do que os jurisdicionados precisam, a ECP deverá aprimorar suas atividades para 2015. “Acredito que, no próximo ano iremos, intensificar a implantação da educação à distância, a partir do centro de mídias da Secretaria de Estado da Educação, para que mais servidores do interior possam ser qualificados”, finalizou o diretor da ECP.

___

Texto: Swênnya Azevedo/Foto: Socorro Lins

 

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi