TCE-AM lança Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA)

O Programa de Preparação para Aposentadoria – Eterno Aprendiz (PPA) foi lançado na última sexta-feira (18), às 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Em parceria com os poderes Executivos, Legislativos Estadual e Municipal, poder Judiciário, Ministério Público e SEBRAE o programa tem como objetivo proporcionar aos servidores pré-aposentados uma programação voltada aos aspectos emocional e social, englobando as abordagens cidadania, desenvolvimento e plano de futuro, visando minimizar as consequências do processo de aposentadoria.

Integrante do grupo de Doutores em Geriatria que leciona nos doutorados da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS), Universidade do Porto (UP) entre outras instituições conveniadas com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Dr. Euler Ribeiro falou da importância desses tipos de encontros sobre preparação para aposentadoria: “Eles são importantes porque na maioria das vezes as pessoas não tem ideia do que é ser um aposentado. Quero dar um exemplo meu. Estou aposentado há vários anos, já tenho meus 70 anos, e eu contribuo com a Universidade do Estado dirigindo uma área que cuida do envelhecimento sem receber nenhuma remuneração. Por outro lado, eu faço palestras, seminários, escrevo em jornais, falo na televisão, tento transmitir pras pessoas mais jovens, dentro das minhas limitações, aquilo que aprendi ao longo da minha vida toda, falando das minhas experiências positivas e as não tão positivas para servir de exemplo.”

Outro destaque no lançamento do PPA foi a participação da assessora da Coordenação de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, Carla Simão Chaves. Formada em Relações públicas pela Universidade de Brasília (UnB), especialização em Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Pessoas, Carla argumentou que gostaria de deixar para os aposentados uma vontade de se prepararem para essa nova etapa de vida. Disse ainda que, antigamente, as pessoas saíam do trabalho formal prontas para a inutilidade e até mesmo a morte. O que não vem ao caso dos dias atuais onde há melhores perspectivas de vida. “As vezes as pessoas confundem o papel do profissional com a sua própria identidade, a nossa vida não se limita a isso, ela é um conjunto onde reunimos vários papéis os quais podemos desenvolver. A vida é um eterno aprendizado e a gente precisa continuar aprendendo sempre, senão, não tem razão de viver”, comentou a assessora.

As oficinas serão sempre nas terças-feiras e começarão a partir da semana que vem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Participaram da solenidade as autoridades: conselheiro do TCE, Raimundo Michiles; Jaqueline Ferreti, diretora da Escola do Legislativo, Silvestre de Castro Filho, diretor-presidente do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas; Maria Edna Araujo Mateus, diretora Previdenciária da Manaus Previdência.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi